Primeira formação da Iniciação à Vida Cristã reuniu centenas de catequistas em Porto Alegre

October 4, 2015

Primeira formação da Iniciação à Vida Cristã reuniu centenas de catequistas em Porto Alegre “Uma resposta surpreendente” – foi assim que o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e o Bispo Auxiliar, Dom Leomar Brustolin, classificaram a realização da primeira grande formação de catequistas, com vistas a implantação do projeto de Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Alegre. Quase 400 pessoas participaram do encontro.

 


 

 

 

A primeira grande formação foi realizada durante a manhã e a tarde do sábado, 03 de outubro, no Paróquia Nossa Senhora das Dores, no centro de Porto Alegre. O número de participantes superou a expectativa da comissão organizadora. Antes de iniciar a formação, os catequistas receberam o Evangelho de Jesus das mãos dos bispos, padres e diáconos.

Neste primeiro encontro, o foco foi a catequese com adultos. Todo o dia de formação deixou catequistas animados em contribuir com a renovação da vida paroquial. O desafio é o de superar a mera preparação para os sacramentos para formar novos cristãos, inseridos e comprometidos com a vida das paróquias. Os encontros privilegiarão uma maior participação do catequisando na comunidade.

Empolgado, Dom Jaime Spengler afirmou que o encontro é um marco na história recente da arquidiocese: “Nós fazemos parte de um projeto que não é mais projeto. É uma realidade! O novo está em nossas mãos”. Continuando, o arcebispo agradeceu a presença dos catequistas e convocou a todos a somarem nesta nova caminhada: “Este seja um primeiro passo de uma série, em vista da renovação de nossas pastorais, de nossas comunidades. Nosso povo tem sede de Deus.” afirmou.

Dom Leomar Brustolin destacou que a Iniciação à Vida Cristã é mais do que ‘um novo modelo’ de catequese: “A resposta positiva é o sinal de que a comunidade está precisando de uma renovação, mas não apenas ideias novas, técnicas ou modelo. A partir da renovação da fé, nós precisamos de um caminho novo e estamos seguindo. Mas não é totalmente novo! É o que a Igreja na América Latina tem feito há muitos anos, e que agora se expande e se concretiza” disse.

 

Catequistas saíram animados do encontro. A mensagem comum entre os participantes era de esperança. A catequista Inês Dalmont, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Porto Alegre, se declarou animada: “O encontro foi divino. É um sinal de Deus para os nossos tempos de hoje. Estou radiante de alegria. O Espírito do Senhor nos envia”.

Os catequistas Gabriel e Maurino, da Paróquia São José da Vila Nova, em Porto Alegre, afirmaram que se empenharão neste projeto de transformação: “O projeto está desafiando a paróquia para ‘o novo’. O encontro de hoje formou, mas, acima de tudo, nos animou nesta caminhada que temos certeza de que não será fácil, mas, como desafio de Deus, estamos prontos para cair em campo e buscar êxito. É grande o prazer de participar dessa transformação que a nossa arquidiocese está propondo”.

Da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Charqueadas, a catequista Bia disse que a Iniciação à Vida Cristã auxiliará “na busca do entendimento da mensagem de Cristo. Não será aula de religião, mas de vivência de Cristo”, disse.

A próxima formação para catequistas será para a “Catequese Crisma 1”, no dia 17 de outubro, no Instituto de Educação São Francisco. (Rua Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Porto Alegre – RS).


Veja mais fotos. Clique Aqui

Fonte: Site da Arquidiocese de Porto Alegre

Jornalista Magnus Regis

 

 

 

Please reload

Últimas postagens

October 10, 2018

May 31, 2018

Please reload

FALE CONOSCO:

         E-mail: ivc@arquipoa.com

APOIO:

© 2015 - 2019 | Site desenvolvido pela Ascom e mantido pela CIAVIC -  Arquidiocese de Porto Alegre