Arquidiocese Participa da 4 Semana Nacional de Catequese

De 14 a 18 de novembro, a Arquidiocese de Porto Alegre participa do maior evento de catequese do Brasil, em Itaci, São Paulo, representada pelo padre referencial, Fabiano Schwanck Colares, pela coordenadora leiga da Iniciação à Vida Cristã do Vicariato de Canoas, Maribel dos Santos Canova, representando a coordenação da CIAVIC, e a Irmã Maria Aparecida Barbosa, membro e assessora da Comissão Nacional. A 4ª Semana Nacional de Catequese é realizada no Mosteiro Jesuíta, que durante décadas acolheu as assembleias da CNBB e onde a história da Igreja no Brasil foi gestada nos últimos tempos. O evento (realizado em 1986, 2001 e 2009) reúne coordenadores leigos, padres referenciais de cada diocese do País, além dos bispos referenciais de cada regional da CNBB e a coordenação nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. Nesta edição, participa Dom Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão e um delegado Pontifício, enviado pela Santa Sé, Mons. Octávio Arenas, do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. Também está presente Dom Jacinto Bergman, arcebispo de Pelotas e bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB.

Nesta edição participam 425 representantes, além de conferencistas de renome, que podem realizar algumas das 20 oficinas e de momentos de convivência e troca de experiências. "Estamos participando de um momento histórico da Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã no Brasil. Grandes nomes da Igreja no Brasil já fizeram parte deste processo, herdamos um legado e temos a responsabilidade de continuar a trabalhar, inspirados pelo Espírito Santo, num caminho de parceria, de trocas de experiências e de construção em unidade. Nos alegra perceber que nossa arquidiocese deu grandes passos nos últimos quatro anos e hoje atrai os olhares de muitos que se inspiram no nosso trabalho. De outra parte nos percebemos caminhando em unidade com a Igreja Católica no mundo todo e no território nacional. Esperamos aprender, construir pontes, fazer contatos para, conhecendo outras realidades e experiências, poder enriquecer o nosso trabalho na Arquidiocese de Porto Alegre", destaca padre Fabiano.

 

Nesta sexta-feira (16), pela manhã, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, ministrou a palesta O querigma e a transmissão da Fé no contexto atual. "No contexto da pluralidade religiosa e de crença, o cristão será um homem convicto, que no meio dos demais, bem seguro da sua identidade, dará testemunho e atrairá para Jesus Cristo com muito mais força e entusiasmo", disse.

 

O evento tem um site para mais detalhes sobre o encontro: www.catequesedobrasil.org.br

 

Fotos: Assessoria CNBB e equipe Arquidiocese de Porto Alegre.

Público durante a palestra de Dom Leomar sobre "O querigma e a transmissão da Fé no contexto atual"

 Público durante a palestra de Dom Leomar sobre "O querigma e a transmissão da Fé no contexto atual"

 Representantes da Arquidiocese: Pe. Fabiano e Maribel Canova

 Comissão de Porto Alegre com Dom Antônio Peruzzo, Bispo Presidente da Comissão Nacional Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética 

 Ir. Maria Aparecida, Maribel Canova, Dom Leomar Brustolin, Pe. Fabiano Colares

 Mesa de Honra na Abertura do Evento

 

Please reload

Últimas postagens

October 10, 2018

May 31, 2018

Please reload

FALE CONOSCO:

         E-mail: ivc@arquipoa.com

APOIO:

© 2015 - 2019 | Site desenvolvido pela Ascom e mantido pela CIAVIC -  Arquidiocese de Porto Alegre